Papel Do Professor No Ensino
A educação carrega ainda uma complexidade para nossa sociedade, cuja compreensão exige uma aproximação multidisciplinar. A psicologia da educação intervem para que se possa existir uma melhor compreensão dos profissionais envolvidos nessa área , no caso o professor , podendo assim analisar melhor seus alunos, seus interesses , proporcionando-lhes a construção do conhecimento e aprimorando a capacidade cognitiva . Algo essencial que tem que ser constante na rotina dos professores é a reflexão sobre o trabalho que esta sendo feito , pois repensar sobre a prática educativa é de extrema importância já que trabalham com a subjetividade que esta ligada ao ensino e aprendizagem .
É o professor quem faz a ponte entre o conhecimento e o aluno , ele que transmite o conteúdo para aquele aluno e o ajuda assimilar tal conhecimento com sua realidade , essa relação ocorre quando são utilizados os seguintes instrumentos : Observação ; onde irá perceber a formação das capacidades mentais , afetivas e psicomotoras de seus alunos, o conteúdo e o contexto ; que ajudará a alcançar um ensino mais eficaz e uma assimilação do conhecimento verídica , adaptação imediata; ensinar com esse intuito, entre outras meditações sobre como trabalhar o conteudo exigido escolar acrescentando algo para a realidade desses indivíduos.
Todavia, a atividade do professor proporciona muitas deficiências, desde a sua formação profissional , não estar preparado para poder analisar todos esses pontos em uma sala de aula , a estrutura que a instituição fornece para o profissional trabalhar , também o fator relativo aos métodos didáticos, a avaliação dos produtos da aprendizagem , a motivação e a direção da aprendizagem entre outras falhas e pendências.
Em relação aos dados recolhidos na analise feita com uma criança e um adolescente , os alunos que ali participaram como papel de educador ou professor , não conseguiram antes das aulas analisarem alguns aspectos como