Papel das organizações
Aula de Administração e Economia
PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES
INTRODUÇÃO
O desafio do cenário econômico atual, já não é mais o mesmo. Empresas que buscam a lucratividade a qualquer custo, e que consideram a sociedade e os empregados meras unidades econômicas de produção, estão perdendo a credibilidade. Além de atingir seu principal objetivo, o lucro, as instituições estão cada vez mais condicionadas a promover o desenvolvimento de forma sustentável, investindo nas pessoas e na sociedade que está inserida. E o resultado disso, é o reconhecimento no mercado, empresas que investem em responsabilidade social, conquistam cada vez mais credibilidade e maior poder de competição agregando valor aos seus produtos e serviços além de se tornarem referência perante a sociedade. Nos dias atuais as empresas perceberam a sua função de colaboradoras no contexto das mudanças sociais.
O governo não tem condições de oferecer respostas imediatas aos problemas da população como as empresas, que em tempos de alta competitividade, estão acostumadas a atuarem com mais eficiência no seu dia-a-dia. Assim, o setor privado tomou consciência de que precisa ter uma participação no ambiente social e comunitário porque é parte integrante dele, e, portanto depende de seu correto funcionamento. Os resultados obtidos por diversas empresas no âmbito social indicam que o empresário é também parte multiplicadora deste ambiente.
JUSTIFICATIVA DO TEMA
A questão da participação das empresas privadas na solução de necessidades públicas está nas pautas das discussões atuais. Embora alguns defendam que a responsabilidade das empresas privadas na área pública limita-se ao pagamento de impostos e ao cumprimento das leis, crescem os argumentos de que seu papel não pode ficar restrito a isso, até por uma questão de sobrevivência das próprias empresas.
Outro argumento é o fato de que adotar posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade pode ser um