Papel das Organizações
(Introdução à administração)
Professor: Marcelo Sobreiro
Integrantes:
Gabriel Henrique Mageste Costa - 2015110109 Maryana Luvise Novarino - 2015110273 Priscila Corrêa Franco Amaral - 2015110303 Vitória Antunes Campos - 2015110389 Wellington Moura da Silva Souza - 2015110397
Papel Social das Organizações
A Teoria clássica da administração visava como objetivo, a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa, visando essencialmente o lucro de seus membros. Entanto paralelo a isso nasceu o objetivo social, ou seja, as empresas passaram a ter uma Responsabilidade social, assim apoiando ONGs e promovendo o desenvolvimento Nacional e internacional.
Desenvolvimento Internacional:
Ao criar novas fábricas grandes empresas multinacionais são responsáveis diretamente pela criação de emprego e desenvolvimento de uma determinada região, podendo promover grandes processos migratórios que mudarão drasticamente a ordenação geográfica como podemos ver na população do sudeste asiático.
A População do Sudeste Asiático:
Atualmente, vem ocorrendo uma intensificação no processo de urbanização dos países do Sudeste Asiático, porém de forma desorganizada e sem nenhum tipo de planejamento prévio, o que desencadeia uma série de problemas sociais. Entre as cidades que mais apresentam esse tipo de problema, podemos citar Jacarta (Indonésia), Bangkok (Tailândia), Ho Chi Minh e Hanói e Cingapura.
Quando ocorre crescimento nas taxas de urbanização de forma acelerada, há desprovimento de serviços básicos (pavimentação asfáltica, iluminação, água tratada, esgoto e saúde). Em outras palavras, as cidades não conseguem receber dignamente o elevado número de habitantes, pois a infra-estrutura urbana fica sobrecarregada. Nos centros urbanos com tais características, os indicadores sociais são os piores, na Tailândia, por exemplo, a taxa de mortalidade infantil