Papeis Sociais E Intera O Social
Papel Social é um conjunto de comportamentos que a sociedade espera por parte de um indivíduo que desempenha uma determinada função dentro de um grupo ou que tenha um certo estatuto. O papel é socialmente definido (processo de socialização), e múltiplo (cada indivíduo tem vários papéis na sociedade). O estatuto social é, assim, a posição que um individuo ocupa em determinado grupo social. O estatuto corresponde também ao conjunto de comportamentos/direitos/deveres que o indivíduo espera da sociedade por ter esse estatuto.
O estatuto social pode ser atribuído (quando não depende da vontade do indivíduo, é-lhe imposto pela sociedade, nasce com ele: sexo, família de origem, etc, é comum nas sociedades mais tradicionais), ou adquirido (resulta das ações e aquisições do indivíduo, condicionadas pelos recursos de que dispõe: escolaridade, profissão, etc. comum nas sociedades mais modernas).
A interação social, tipificada e regida por normas sociais, permite que os agentes sociais formem expectativas mútuas , conferindo alguma previsibilidade à interação social. Pode haver, ainda, um conflito de papéis sociais.
Um grupo social é um conjunto de indivíduos que partilham interesses e objetivos semelhantes, e que por isso conseguem estabelecer entre si relações duradouras, diretas e contínuas. Estas relações levam a que o grupo construa uma estrutura e identidades próprias e que os seus membros desenvolvam um sentimento de pertença ao grupo. Os grupos sociais são distintos e distintivos (podem ser distinguidos pelos membros e por pessoas fora do grupo), estruturados (cada elemento tem uma posição e função, um papel social dentro do grupo), promovem interesses, objetivos e valores comuns, exercem algum controlo social entre os seus membros, tendendo para a coesão, e também manifestam uma consciência coletiva.