Papal do gerente nas organizações contemporâneas
A transformação que vem ocorrendo nos processos gerenciais, aliado à internacionalização dos grupos empresariais e as novas didáticas organizacionais, vêm exigindo atributos cada vez mais relevantes no perfil do gerente no mercado globalizado.
Inúmeras são as características ao perfil exigido para exercer um cargo gerencial, que vai desde uma visão estratégica – conhecendo bem os negócios da empresa, até habilidades de solucionar conflitos no ambiente ligadas ao comportamento humano.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Com a modernização, principalmente dos processos industriais e o aprimoramento dos estudos das ciências da administração, as tarefas atribuídas aos cargos que exigem uma maior responsabilidade dentro das organizações, tiveram suas tarefas niveladas de uma forma mais objetiva.
Neste caso, o gerente, segundo Riccio(2012) representa o meio de campo da organização, já que faz a articulação entre os níveis institucional(Presidente e os diretores) e operacional(Produção, fabricação ou prestação de serviço), amortecendo o impacto das pressões externas sobre o ambiente da organização, internalizando as decisões tomadas pela diretoria e transformando estas em ações que possam ser executadas pelo nível operacional .
Um exemplo seria o cargo de treinador de equipes esportivas, como futebol, vôlei ou basquete que recebe os objetivos estipulados pelos dirigentes do clube e repassa para a equipe de jogadores e comissão técnica, a fim de reverter em conquistas de campeonatos e títulos para o clube.
Algumas das funções diretas relacionadas ao cargo seriam a de informar, incentivar, orientar o trabalho da equipe e principalmente participar do processo decisório. Assim como Steve Jobs, que revolucionou áreas distintas e teve como características marcantes o alto padrão sendo referência como um líder que comandava equipes de alta performance, com pessoas que se completavam para executar e aprimorar as suas idéias, o gerente é