Papael Do Coordenador
O presente trabalho tem como objetivo principal conhecer o papel do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. O coordenador pedagógico em determinado momento é compelido a responder por necessidade do contexto escolar que não são de suas responsabilidades. São questões que, embora façam parte da dinâmica da escola não podem ser consideradas inerentes à sua função. É importante que o coordenador pedagógico concretize sua ação no acompanhamento das atividades dos professores em sala de aula, por isso lhe dar oportunidade de discutir e analisar os problemas decorrentes desse contexto, com uma perspectiva diferenciada e abrangente. É ele quem, num espírito de parceria e coletividade, conduz o processo, participa, discuti, ouve, orienta, propõe, informa, assume e partilha responsabilidades com os professores, indica ações e exerce uma posição natural de liderança, de autoridade.
O coordenador leva os educadores a conscientização de uma nova postura, acredita na possibilidade de formar a realidade e também acreditar na escola como um espaço adequado para um bom ensino-aprendizado. O mesmo é apenas um dos atores que compõem o coletivo da escola, para coordenar, direcionando suas ações para a transformação, precisa estar consciente de seu trabalho não se dá isoladamente, mas nesse coletivo mediante a articulação dos diferentes atores escolares, no sentido de uma construção de um projeto político - pedagógico transformador.
Muitos coordenadores, reconhecendo a importância de discutir com o professor suas ações com os alunos, julgam necessário conhecer como ocorrem, nas salas de aula, as relações de ensino-aprendizagem, principalmente no que se refere ao modo como o professor encaminha a interação da criança com o conhecimento. A prática de assistir às aulas ao coordenador o reconhecimento das mudanças pelas quais passam ou não professor e o aluno. Está em sala de aula, observando o seu cotidiano, parece ser uma de suas atividades