APRENDENDO AL M DOS LOBOS
APRENDENDO ALÉM DOS LOBOS
O livro expõe a história de ovelhas que enfrentam um problema grave, o ataque indiscriminado de lobos ferozes. Os ataque, a muitos anos, eram encarados pelos fazendeiros e pelas ovelhas como comuns, mas a situação muda de figura quando uma das integrantes do grupo resolve questionar essa conduta, enraizada a muitos anos no rebanho.
O questionamento era por que as ovelhas não podiam evitar os ataques dos lobos? Como mostra a citação a seguir: “Foi apenas através da insistência de Marieta em desafiar a crença (“Todos nós dizemos que os lobos não podem ser detidos… mas e se isto não for verdade?”)…”
A partir desse questionamento chegamos ao fato de que para que ocorra o crescimento é preciso que conceitos, crenças e paradigmas sejam mudados e quebrados. Lembrando que a bagagem cultural, emocional e todas as experiências vividas, que trazemos conosco, são importantes, mas é preciso sempre questionar e buscas através de estratégias alcançar nossos objetivos e realizar nossos desejos. Como expõe a citação: “Foi apenas através da insistência de Marieta em desafiar a crença(“Todos nós dizemos que os lobos não podem ser detidos… mas e se isto não for verdade?”)…”
A estratégia para vencer os ataques era a seguinte: as ovelhas deveriam aprender rapidamente como eram as rotinas de ataques realizados pelos lobos e traçar planos de ação para evitar os ataques surpresas. O que é exemplificado pela seguinte citação: “…quando as equipes estão aprendendo verdadeiramente, os indivíduos, estão crescendo mais rapidamente do que poderiam crescer de outra forma.”
Essa teoria nos mostra que quando ocorre o aprendizado conjunto, da equipe como um todo barreiras são ultrapassadas, isso é o que todas as organizações buscam: espírito de equipe, compartilhamento de idéias, sonhos e ideais para que todos cresçam e se desenvolvam juntos, visando um objetivo comum.
O plano do rebanho consistia exatamente nisso, buscar e partilhar com todo o grupo toda e