Pap Is Do Administrador
Decisões;
Relações humanas;
Processamento de informações.
O trabalho dos administradores existem variáveis, de acordo com seu nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores.
O trabalho do administrador não se limita somente em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, em especial com os que com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.
Os papeis do administrador se dividem em: interpessoais, de informação e de decisão.
Interpessoais
1 – FIGURA DE PROA – O gerente age como um símbolo e representante (relações públicas) da organização.
2 – LÍDER – A liderança envolve todas as atividades do gerenciador, seja no trato com funcionários, clientes, fornecedores e outras pessoas.
3 – LIGAÇÃO – Envolve a parede gradeada de relacionamentos que o gerente deve manter, tanto com seus pares como sua equipe com outras, a fim de fazer ao troca de recursos e informações que lhe permitem exercer sua atividade.
Informação
1 – MONITOR – Envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande diversidade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a “rádio peão”.
2 – DISSEMINADOR – Dispersão da informação que vem de fora para dentro da organização, e da informação interna de um subordinado que tramita para outro.
3 – PORTA-VOZ – Envolve a transmissão da informação interna para o meio ambiente da organização.
Decisão
1 – EMPREENDEDOR – O gerente é iniciador e planejador da maior parte das mudanças controladas em sua organização.
2 – CONTROLADOR DE DISTÚRBIOS – Os distúrbios são as situações que estão fora, parcialmente e gerencial (eventos imprevistos, crises, conflitos, desavenças...).
3 – ADMINISTRADOR DE RECURSOS – Esse papel está presente em todas as decisões