Os Pap Is Do Administrador Segundo Mintzberg
Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador:
Decisões;
Relações humanas;
Processamento de informações.
O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informação e de decisão.
Papéis interpessoais:Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: figura de proa, líder e ligação.
Influência dos Filósofos na Administração
INTRODUÇÃO
Administração recebeu enorme influência da Filosofia. Durante os séculos que vão da Antigüidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que nada tinham a ver com problemas administrativos.Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época.O conhecimento filosófico se torna imprescindível para conhecermos as coisas que nos rodeiam. Os executivos de uma empresa assumem posturas filosóficas, os religiosos, os políticos, os rockeiros, os ecologistas, os sindicalistas e assim por diante, quer os próprios agentes tenham consciência disso ou não. Em suma, a filosofia está presente na existência humana e sua utilização permite ao ser humano pensar com clareza, refletir mais profundamente sobre suas ações.Veremos a seguir a influência de alguns dos principais filósofos à Administração, como: Platão, Aristóteles, Nicolau Maquiavel, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobes e Karl Marx.