panorama das contribuições de alguns teoricos
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PARONAMA DAS CONTRIBUIÇOES DE ALGUNS TEÓRICOS CLASSICOS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
2013
CONTIBUIÇÔES DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO
Nesse tema, serão abordadas as diferentes teorias de desenvolvimento humano em todos seus aspectos, percorrendo desde o nascimento até a idade adulta. Assim, o desenvolvimento humano diz respeito tanto ao desenvolvimento mental como ao crescimento orgânico. Apesar de seu caráter global, o desenvolvimento tem sido estudado a partir de quatro aspectos, todos os presentes em todas as situações vivenciadas: aspecto físico-motor, aspecto intelectual, aspecto afetivo-emocional e aspecto social.
Ao falarmos em desenvolvimento, também é necessário considerar os fatores que o influenciam: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.A partir dessa introdução sobre o desenvolvimento humano, vamos agora apresentar a teorias estudadas.
Sigmund Freud, médico vienense, nasceu em 1856 em Friember, faleceu em 1939 após passar dois anos em coma, vítima de câncer. Especializou-se em doenças mentais, no tratamento de problemas do sistema nervoso seu interesse era nas chamadas desordens neuróticas, caracterizada por ansiedade excessiva e em alguns casos depressão, fadiga, insônia ou paralisia, que são sintomas atribuídos a conflitos ou estresse, seu objetivo era ajudar as pessoas que sofriam. Ao tratar de problemas neuróticos, Freud descobriu uma nova pratica médica, recorreu à hipnose. Com a hipnose Freud percebeu que se criava uma forte ligação entre paciente e médico, por isso ele abandonou a hipnose e passou a trabalhar com a psicanálise.
Na Educação a teoria psicanalítica sofreu varias mudanças muitas criticam em relação à postura repressora que a educação faz a frente à sexualidade o que propiciaria a neurose e a inibição. Anos depois ele apostou em medidas preventivas na educação através da formação