Comucation

586 palavras 3 páginas
Não se trata – ou tem pouca relevância para a discussão que estamos empreendendo – de entrar num debate quanto à interdisciplinaridade ou transdisciplinaridade. Mais importante é, aproveitando a distinção apontada acima, perguntarmo-nos como vêm se dando essas contribuições; se as várias ciências se debruçam sobre os fenômenos comunicativos e constróem leituras específicas e paralelas, trazendo o objeto para seu próprio lugar; ou se há um deslocamento, se o instrumental teórico-metodológico das várias disciplinas se vêem modificados pelo objeto e pelas interseções estabelecidas.

Proliferam hoje os estudos comunicativos, baseados em distintas filiações teóricas, vindas de diferentes lugares. O objeto, ou partes do objeto comunicativo são recortados e tratados conforme as perspectivas escolhidas. Se a diversidade de olhares é fecunda, pergunto-me, fazendo uma revisão dos múltiplos trabalhos desenvolvidos e da literatura disponível, se são todos da comunicação - marcados por uma perspectiva que é da comunicação - ou se são estudos sociológicos, políticos, linguísticos sobre a comunicação; se o objeto comunicativo marca a confluência de inúmeras contribuições – ou se se vê retalhado e distribuído entre as várias disciplinas.

Frente a tal diversidade de olhares e apreensões, a uma abertura tão geral, devemos observar se o rótulo da interdisciplinaridade não estaria estimulando ou camuflando a falta de diálogo e de interseção das contribuições – resultando na falta de especificidade de nosso objeto.

A interdisciplinaridade (e/ou transdisciplinaridade) é um estado transitório – falamos de um trabalho ou estudo interdisciplinar, que é pontual, datado; também, em alguns momentos, de um campo interdisciplinar, sobre uma temática que atrai várias contribuições. Mas se este é duradouro, se o intercâmbio das tendências começa a criar frutos, se a troca começa a deitar raízes e criar tradições, ela deixa seu estado interdisciplinar e dá origem a uma nova disciplina.

Relacionados

  • Redução
    817 palavras | 4 páginas
  • Monografia voip
    21128 palavras | 85 páginas