Panorama da história da igreja
INTRODUÇÃO
Na aula de hoje vamos abordar os contornos mais amplos desse vasto assunto, para que, posteriormente, o aluno possa pesquisar com maiores detalhes quaisquer tópicos específicos do seu interesse.
O propósito desta aula é familiarizar os participantes com os principais personagens, eventos e movimentos da longa e rica história do cristianismo, no desejo de que esse estudo possa ser ao mesmo tempo uma fonte de informação, desafio e inspiração para a vida e fé cristã acadêmica.
O Período Apostólico (Primeiro Século)
A – KAIROS - Contexto: O Mundo em que Surgiu a Igreja.
Quando estudamos a Igreja como parte do plano divino em regatar seu povo e instaurar Seu Reino, temos que também olhar com os olhos da fé e do Espírito para a história. O versículo tema da aula de hoje utiliza o termo “plenitude dos tempos”. A palavra utilizada em grego para definir tempo no versículo de Gálatas 4:4 é kairos em grego existem duas palavras para se referir ao tempo uma é chonos que é o tempo do relógio, que se pode medir como aparece em palavras como cronologia e cronômetro a outra é kairos que se refere ao tempo qualitativo o tempo da ocasião, o tempo certo, o tempo de Deus. Neste sentido. O cristianismo não surgiu em um vácuo, e sim em um contexto histórico e social específico.
(1) Os gregos:
No quarto século antes de Cristo, Alexandre, o Grande (356-323 AC) conquistou um vasto império que ia desde os Balcãs até a Índia. Essas conquistas promoveram uma ampla difusão da língua e cultura gregas (helenização) em toda a região oriental do Mar Mediterrâneo, no Oriente Médio e no Egito. Quando Alexandre morreu aos 33 anos, o seu império foi dividido entre os seus generais, dois dos quais ficaram com as terras bíblicas. A Síria coube a Seleuco e seus descendentes (os selêucidas) e o Egito a Ptolomeu. A Palestina sofreu fortemente as influências helenizantes dessas duas dinastias. Especialmente influenciados foram os judeus que viviam fora