história da esducacão da antiguidade ao nossos dias
AUTOR
Mario Alighiero Manacorda
TÍTULO
História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Capítulos 4 e 5.
EDIÇÃO
10ª edição
CIDADE
São Paulo
EDITORA
Cortez
ANO
2002
O autor da obra, o professor Mario Alighiero Manacorda, falecido em 2013, foi um importante pensador marxista do século XX, principalmente na área educacional, mais especificamente nos estudos de história e filosofia da educação. Graduado em Letras e Pedagogia, pela Universidade de Pisa, em todas as suas obras, o autor tem como característica o uso do método hermenêutico e a defesa da liberdade plena.
Ao longo dos capítulos 4 e 5, o autor expõe a educação tanto na Alta Idade Média quanto na Baixa Idade Média, subdividindo os capítulos em itens, que contextualizam a cultura clássica, a influência da igreja, bem como questões como a educação para a guerra e para os ofícios artesanais. O autor também menciona as universidades, as “utopias escolásticas”, além do desenvolvimento e da evolução da burguesia urbana.
O quarto capítulo, “A educação na Alta Idade Média”, trata da cultura clássica e sua decadência, tanto no empobrecimento cultural dos homens da igreja, dos bárbaros e representantes do império romano. A dualidade entre Estado e igreja também é abordada, uma vez que a igreja, diante de sua estrutura, tenta reorganizar cultura e escola. São mencionadas as escolas nos bispados e nos mosteiros, em que a conduta dos adolescentes era marcada por regras e punições.
Há menção à nova cultura escolástica, estimulada pela cultura cristã, bem como são tratadas as escolas canônicas, em que a preocupação com a moral e com a instrução são marcantes, bem como abordagens sobre a época carolíngia, em que a escola se posiciona entre interesses da igreja e do Estado. No que se refere à passagem a respeito da escola cenobial, nota-se o método de ensino mútuo, descrito em detalhes por um jovem monge e fielmente reproduzidos. Além