Trabalho de Química
Turma : 3007
Alunos : Eduardo Rocha Junior Jhonatan Martins Ingrid Oliveira Jaiane Gomes
Introdução
Polímeros são macromoléculas em que existe uma unidade que se repete, chamada monômero. O nome vem do grego: poli = muitos + meros = partes, ou seja, muitas partes. A reação que forma os polímeros é chamada de polimerização.
Se dissermos que são PLÁSTICOS toda a gente sabe do que estamos a falar. Mas os polímeros não são apenas os plásticos, eles também entram na constituição do nosso corpo. Por exemplo, o ADN, que contém o código genético que define as características das pessoas e outros seres vivos, é um polímero. Também são polímeros as proteínas e o amido nos alimentos.
Se aprendermos coisas sobre os polímeros que são tão habituais no nosso dia podemos perceber como utilizá-los melhor e como reciclá-los melhorando o ambiente.
Polímeros
A palavra “ polímero” vem do grego poly, que significa “ muitas “ , e meros , que é “ partes” , ou seja , “ muitas partes “ . isso porque os polímeros são macromoléculas ou moléculas muito grandes que são formadas por pequenas partes , que são moléculas pequenas denominadas de monômeros.
Os monômeros podem ser iguais ou diferentes e passam por um processo denominado polimerização para se ligarem em uma ordem de milhares de moléculas e formarem os polímeros .
Os polímeros podem ser divididos segundo vários critérios , sendo que o principal deles é: polímeros naturais e polímeros artificiais .
1. Polímeros naturais : são presentes nos organismos animais e vegetais e que já são usados há milhares de anos pelo ser humano. Essas macromoléculas são chamadas de biomoléculas ou moléculas da vida porque são essências para processos que mantêm a vida . Eles fazem parte de três classes : carboidratos , lipídios e proteínas .