Panorama da Cultura Religiosa no Brasil e no mundo trabalho escrito
Este trabalho acadêmico tratará da temática “Panorama da Cultura Religiosa no Brasil e no Mundo”, com o objetivo de relatar as diferentes formas religiosas, assim como, os diversos tipos de religião e culturas religiosas existentes no mundo, e os elementos constitutivos que compõem a religião.
2. RELIGIÃO
A palavra Religião é derivada do termo latino “Re-ligare”, que significa “religação” com o divino. Essa definição engloba qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
Não há registros em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer “ciência” social, de uma sociedade sem religião. Assim como a Ciência, a Arte e a Filosofia, a Religião está presente e é parte integrante de toda a cultura humana.
A Cultura Religiosa define-se como um sistema de ideias, conhecimentos, de padrões de comportamento e atitudes que caracteriza uma determinada sociedade ou grupo. É algo complicado de se discutir, pois, cada um tem o direito de escolher qual religião seguir. O mais sensato é respeitar a religião do outro, sem críticas e sem discussões, pois, o Deus é o mesmo e isto sim é um fator que deve ser analisado.
2.1 ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA RELIGIÃO
Ética (leis): regras de comportamento, conduta e disciplina. Cada religião traz consigo as consequências de sua doutrina, ensinando o que é certo e o que é errado, dentro de sua cosmovisão. Os preceitos mais importantes são: lei da natureza, lei do amor e lei do bom senso.
Doutrina (crença, dogma): toda religião tem sua doutrina sobre a origem de tudo: sentido da vida, de dor, da matéria, do além.
Ritos (cerimônias): o homem não vive sem símbolos, sem ritos, sem estruturas visíveis. Os ritos unem os homens de uma determinada comunidade religiosa.
Comunidade ou adeptos: toda religião