Artigo Retratos Juventude Brasileira
Cristiane A. Fernandes da Silva
Doutoranda em Sociologia pela FFLCH - USP
Helena Wendel Abramo e Pedro Paulo Martoni Branco (orgs.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo, Fundação
Perseu Abramo/Instituto Cidadania, 2005, 448 pp.
A juventude é um tema cada vez mais presente na sociedade contemporânea, tanto nos espaços acadêmicos de discussão e investigação como nas agendas para o desenvolvimento de políticas públicas.
Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional é uma obra densa, cujos estudos e achados são capazes de contribuir para a inclusão social juvenil no espaço público, incorporando sugestões advindas de demandas juvenis para as políticas de cidadania endereçadas a essa categoria social. Estruturado em quatorze capítulos temáticos, precedidos por uma apresentação e uma introdução metodológica, contém ao final um anexo com
126 gráficos, que servem de material de apoio para a reflexão desenvolvida pelos autores ao longo dos capítulos.
Trata-se de coletânea multidisciplinar, composta por autores oriundos das ciências humanas, com formações diversas, que discutem uma ampla gama de temas relativos à condição da juventude contemporânea brasileira, abrangendo desde questões relativas ao valor, à cultura, à educação e ao trabalho, até tópicos de religião, saúde, relações sociorraciais e cultura política.
A diversidade de autores e temas poderia ter resultado em uma colcha de retalhos; no entanto, os capítulos surpreendem o leitor, revelando, ao longo de algumas centenas de páginas, um painel articulado e instigante. Talvez seja justamente a formação multifacetada dos autores, ao abordarem temas tão variados porém complementares, o que confere à obra a possibilidade de trazer à luz um panorama bastante consistente da juventude brasileira, por meio dessa multiplicidade de visões que se articulam e dialogam entre si.
Os vários