Pancreatite aguda
CURSO DE ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO:
INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA
Auricélia Pereira Martins
SÃO LUIS (MA)
2013
INTRODUÇÃO
De acordo com Guyton (2002, p. 266), os seres humanos possuem dois rins de cor vermelho-escuro na forma de um caroço de feijão e medem cerca de 12 cm em um adulto, está localizado sobre a parede posterior do abdome um de cada lado da coluna onde estão protegidos pelas ultimas costelas, os rins têm a função de filtrar o sangue dele removendo os resíduos tóxicos produzidos nos tecidos do corpo e também sais e outras substâncias que estejam presentes em quantidades excessivas; em cada rim existem milhões de glomérulos que são os verdadeiros filtros do sangue. Quando o sangue passa através desses pequenos vasos o excesso de líquidos e sais é eliminado e inicia-se a formação da urina que após atravessar vários tubos e sofrer varias transformações será eliminada para o tubo comum; o sangue chega aos rins através das artérias renais que no interior do órgão dividem-se em vasos cada vez menores até que formem enovelados de vasos muitos finos que constituem os glomérulos.
O funcionamento renal é de grande importância para a manutenção da homeostase do organismo, são os rins os responsáveis por filtrar o sangue do corpo humano, os resíduos tóxicos, além de sais e substâncias em excesso no organismo, realizando, desta forma, o balanço hídrico do corpo humano. (SMELTZER; BARE, 2005).
A Insuficiência Renal se da quando:
[...] os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo e nem realizar as funções reguladoras. As substâncias normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos corporais em consequência da excreção renal prejudicada, levando a uma ruptura nas funções metabólicas e endócrinas, bem como a distúrbios hídricos, eletrolíticos e ácidos básico. (SMELTZER; BARE, 2005, p.1398).
Insuficiência renal crônica (IRC) é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por