Pancreatectomia
Cirurgia: Resseção total ou Parcial do Pâncreas..
O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço, que integra os sistemas digestivo e endócrino. Anatomicamente, é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda.
Possui duas funções distintas: a função endócrina, responsável pela produção de insulina (hormônio que controla o nível de glicemia no sangue) e a função exócrina, responsável pela produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos. Quando o pâncreas apresenta algum problema e há deficiência na produção de insulina, por exemplo, a glicose que deveria ser aproveitada pelo organismo é eliminada pelos rins, ocasionando diabetes.
Algumas doenças que podem afetar o pâncreas são: fibrose cística diabetes, pancreatite e câncer.
Pré-Operatório
No pré-operatório o fundamental preparar adequadamente os pacientes que serão submetidos às cirurgias, adquirindo um amplo conhecimento do seu estado clínico, através da realização de uma minuciosa anamnese e de um exame físico objetivo, avaliando os exames complementares, previamente solicitado. de uma anormalidade pequena que pode nem ter relevância clínica. Além Na avaliação pré-operatória, solicitação desnecessária de exames gera uma série de impactos, não só pelo custo, mas também pela necessidade de acompanhamento disso, quanto mais exames forem solicitados, maior a chance de um exame falso-positivo.
Exame Físico
O exame físico deve ser minucioso e detalhado .Devem ser aferidos o peso e a altura. É obrigatória a medida ,da pressão arterial (cujos valores aceitáveis são: pressão arterial sistólica =180 mmHg e a
diastólica = 110mmHg). Os batimentos cardíacos podem ser medidos através da palpação dos pulsos arteriais. Devem ser feitas a ausculta cardíaca, observando o ritmo, frequência sopros, bulhas; e pulmonar
,verificando a presença de roncos, sibilos, estertores.
Exame de