Pancreas
O pâncreas é formado por dois tipos principais de tecidos, os ácinos, que secretam o sulco digestivo no duodeno e as ilhotas de Langherans, que secretam insulina e glucagon diretamente no sangue.
O pâncreas humano tem entre 1 e 2 milhões de ilhotas de Langherans, medindo apenas cerca de 0,3 milímetros de diâmetro e que se organizam em torno de pequenos capilares, para os quais suas células secretam seus hormônios. As ilhotas contém três tipos celulares principais, as células alfa, beta e delta, distinguidas entre si, devido às suas características morfológicas e de coloração.
As células beta, constituindo aproximadamente 60% de todas as células das ilhotas, são encontradas principalmente no centro de cada ilhota e secretam insulina e amilina, hormônio que é, com frequência, secretado em paralelo com a insulina, apesar de sua função ainda não estar bem esclarecida. As células alfa, cerca de 25% no total, secretam glucagon. E as células delta, aproximadamente 10% do total, secretam somatostatina. Além disso outro tipo celular, a célula PP, está presente em pequena quantidade nas ilhotas e secretam hormônio de função incerta chamado de polipeptídio pancreático.
As inter-relações estreitas entre esses tipos celulares nas ilhotas de Langherans possibilitam a comunicação intercelular e o controle direto da secreção de alguns dos hormônios. Por exemplo, a insulina inibe a secreção de glucagon, a amilina inibe a secreção de insulina e a somatostatina inibe a secreção tanto da insulina como do glucagon.
2.1 Química e síntese da insulina
A insulina é proteína pequena; a insulina tem peso molecular de 5.808. Ela é formada por duas cadeias de aminoácidos, conectadas por meio de ligações dissulfeto. Quando as duas cadeias de aminoácidos se separam, a atividade funcional da insulina desaparece. A insulina é sintetizada nas células beta pelo modo usual como as proteínas são sintetizadas, começando pela tradução do RNAm da insulina por meio dos ribossomos