Pampas Gauchos
Poços de Caldas 2014
Localização geográfica no país.
O Pampa está restrito ao estado do Rio Grande do Sul, onde ocupa uma área de 176.496 km² (IBGE, 2004). Isto corresponde a 63% do território estadual e a 2,07% do território brasileiro. As paisagens naturais do Pampa são variadas, de serras a planícies, de morros rupestres a coxilhas.
Figura - Localização geográfica dos Pampas.
Clima predominante
O clima na região dos pampas é o subtropical. Caracteriza-se por pequena variação de chuvas ao longo do ano, sendo as chuvas concentradas nos meses de inverno. As temperaturas no verão podem chegar a 35 graus Celsius e no inverno a temperatura chega a ser negativa.
Tipos de vegetação
Nos campos altos dos pampas são encontrados áreas de transição com domínio de araucária. Em outras áreas encontram-se, ainda, campos de fisionomia semelhantes à savana. A vegetação predominante é de gramíneas.
Biodiversidade
Por se um conjunto de ecossistemas muito antigos, o Pampa apresenta flora e fauna próprias e grande biodiversidade, ainda não completamente descrita pela ciência. Nas áreas de campo natural, também se destacam as espécies de compostas (floríferas) e de leguminosas (tipo de espécie de planta onde as sementes crescem em vagens). Nas áreas de afloramentos rochosos podem ser encontradas muitas espécies de cactáceas. A fauna é expressiva, com quase 500 espécies de aves. Também ocorrem mais de 100 espécies de mamíferos terrestres, incluindo. O Pampa abriga um ecossistema muito