PAMPA RS
Willians de Almeida Rodrigues2; Elsbeth Léia Spode Becker3
RESUMO
O Bioma Pampa representa uma das mais belas paisagens naturais do mundo e se localiza, de forma singular, nas áreas fronteiriças entre três países da América do Sul: Brasil, Uruguai e Argentina. A ocupação histórica e econômica evidencia uma personagem cultural, o ‘gaucho’, e sua lida no campo com a pecuária. Neste artigo, o objetivo é descrever o Bioma Pampa, destacar suas principais características e representar a sua área de ocorrência na maquete do Rio Grande do Sul para fins didáticos. A metodologia consistiu na revisão bibliográfica sobre o tema e na construção da maquete. Com isso, pretende-se a eficientização do ensino no sentido de que o aluno desenvolva um raciocínio crítico, tendo em vista a análise mais detalhada do tema e sua localização espacial.
Palavras-chave: Maquete; Bioma Pampa; Ensino de Geografia.
1. INTRODUÇÃO
O Bioma Pampa representa uma das mais belas paisagens naturais do mundo e se localiza, de forma singular, nas áreas fronteiriças entre três países da América do Sul, Brasil, Uruguai e Argentina.
A denominação, Pampa, é de origem quíchua (ou quechua), língua aborígene da América do Sul, também falada no império Inca, significa “região plana” e está associada à paisagem dominante de extensas planícies cobertas de vegetação rasteira (Suertegaray; Pires da Silva, 2009), e a ocorrência de pequenas áreas de formações florestais, os capões.
Historicamente, a ocupação da região do Pampa evidencia uma personagem igualmente singular, o ‘gaucho’ (gaúcho), que surge em meio às estâncias, atrelado ao cavalo, ocupado com a lida do gado, atento aos litígios das linhas demarcatórias fronteiriças e servil para fortalecer o interesse dos estancieiros contra as lutas imperiais.
Esse Bioma, tão singular em sua natureza e em sua história cultural, sempre ganhou a atenção dos aventureiros que se vislumbravam em meio a