pampas
Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.
Características principais dos Campos:
- vegetação formada por gramíneas e arbustos e árvores de pequeno porte.
- não dependem de grande quantidade de chuvas.
- sua extensão atingem os territórios da Argentina e Paraguai.
Clima
CHUVOSO, FREQÜÊNCIA DE FRENTES POLARES, TEMPERATURA MÉDIA 18ºc e NEGATIVAS NO PERÍODO DO INVERNO.
3.000 espécies de plantas vasculares, 385 espécies de aves,90 espécies de mamíferos, entre outros grupos.
Localização
Pampa, Pampas, Campos do Sul, Campos Sulinos e Campanha Gaúcha são termos que se referem à região pastoril de planícies com coxilhas localizada no sul da América do Sul. Abrange a metade meridional do estado brasileiro do Rio Grande do Sul (ocupando cerca de 63 por cento do território do estado)1 , o Uruguai e as províncias argentinas de Buenos Aires, La Pampa, Santa Fé, Córdoba, Entre Rios e Correntes.
FLORA
O correm cerca de 2.800 espécies,
62 de plantas campestres no RS,
450 são gramíneas (família dos capins).
450 compostas (família da maria-mole e do miomio).
200 leguminosas (família do pega-pega e dos tremoços). cerca de 150 ciperáceas (família das tiriricas), e diversas outras famílias de plantas. Segundo a lista de espécies da flora ameaçada do RS, o Pampa apresenta 146 espécies em risco, distribuídas em diferentes categorias de ameaça. 7 gêneros de cactos e bromeliáceas, algumas são endêmicas desta região.
Fauna
500 ESPÉCIES DE AVES, DENTRE ELAS A EMA, O PERDIGÃO, A PERDIZ, ANUS-PRETOS,