Palmeiras
Padronização
O Windows é um grande sistema operacional, foi responsável em grande parte pela disseminação do PC porque trouxe a padronização necessária naqueles tempos em que isso era imprescíndivel. Junto com o pacote Office tornou-se rapidamente padrão em nossos computadores e antes disso já na versão 3.11 quando ainda não havia Office já tinha tomado conta de mais de 90% do mercado. O Windows é o mesmo em qualquer lugar do mundo (tirando as diferenças de idioma) em cada uma de suas versões.
Compatibilidade
Ao se tornar o padrão da indústria automáticamente o Windows deu mais um passo a frente para tomar a importância que tem hoje, se você tem um software tão importante nada mais natural do que preparar o hardware para ser compatível com este sistema operacional e produzir para ele os drivers e atualizações necessários.
Facilidade de uso ou usabilidade
O Windows não se tornou padrão por acaso, ele tem características importantes e muito embora a Microsoft seja acusada, vez por outra, de copiar recursos de outros desenvolvedores o Windows é campeão em usabilidade, é um sistema operacional fácil de usar e desde sempre pode ser manejado por pessoas com pouco conhecimento em informática embora nas funções mais avançadas não fosse tão disponível.
Essas creio serem as principais vantagens, a seguir as desvantagens:
Vulnerabilidades e bugs
O Windows é conhecido por apresentar a famosa tela azul, a do erro GPF ou General Protect Failure uma falha ocasionada por um bug, erro ou icompatibilidade que simplesmente trava o sistema levando o usuário a utilizar a consagrada combinação de teclas CTRL + ALT + DEL que reinicia o Windows.
Além deste tipo de falha o Windows ao longo de suas versões tem sido muito explorado por hackers que identificam vulnerabilidades colocando em risco a privacidade do usuário.
Ataques ao computador Vírus e Trojans
Justamente por ser o padrão da indústria o Windows tornou-se alvo principal (para não