Resenha história da contabilidade
O vídeo “História da Contabilidade” feito pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), procura mostrar, em aproximadamente 10 minutos, toda a evolução da contabilidade. Desde quando ela surgiu, por volta de 3.000 anos A.C., quando o Homem Primitivo já praticava uma Contabilidade Rudimentar, até os dias de hoje, onde a prática da Contabilidade é muito mais avançada. E a tendência é que a Contabilidade progrida cada vez mais, na medida em que o tempo for passando e a humanidade for evoluindo. Porém, foi na Mesopotâmia (região localizada entre os rios Tigres e Eufrates, no Iraque) que foram encontrados os primeiros registros patrimoniais.
Os Fenícios, foram os primeiros a desenvolver as trocas em bases monetárias e simplificaram os registros por símbolos.
Em 1201, no final da Idade Média e no Renascimento, surge a figura do Frade Franciscano Luca Pacioli, autor de uma obra que expõe o “Método das Partidas Dobradas”: “Princípio Contábil, segundo o qual, todo lançamento a crédito, numa conta, faz com que surja outra conta, onde é registrada a mesma importância, a débito.”
Em Portugal, em 1770, foi baixada a lei que regulamentava o exercício da profissão contábil. E, a partir da vinda da Família Real para o Brasil, iniciava-se o Ensino Contábil em terras brasileiras, com a instalação, em 1810, da Aula de Comércio da Côrte. Novas escolas eram fundadas, disseminando o ensino e desenvolvendo normas e métodos. A mais antiga instituição profissifnal e cultural da ciência contábil que se tem noticia no Brasil é a Associação dos Guarda-Livros da Côrte, fundada em 18 de Abril de 1869, no Rio de Janeiro. A Classe Contábil, se organizava.
No século XX, em 1905, os diplomas da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Escola Prática de Comércio em São Paulo eram reconhecidos oficiais. Em 1924, foi realizado no Rio de Janeiro o primeiro Congresso Brasileiro de