Resenha a historia da contabilidade
REIS DE JESUS, Aline;
SILVA DA LEAL, Selma;
SILVA DA ALVES CARNEIRO, Cleide.
Título: História da Contabilidade no Brasil
Artigo extraído da Unopar virtual.com.br – Matéria : Contabilidade básica.
O presente trabalho tem como objetivo explorar a história da contabilidade, fazer uma breve narração dos acontecimentos relativos à técnica e à ciência da contabilidade. Buscar os antecedentes sociais, descrever as principais contribuições das civilizações, identificar algumas das diferenças e semelhanças entre a contabilidade existente no início e a atual, relacionar os avanços da contabilidade aos progressos da sociedade.
O objetivo da obra é fazer conhecida a história da contabilidade no Brasil, sua evolução, bem como as influências externas que a mesma teve durante o longo dos anos.
As autoras procuram demonstrar a importância da evolução da contabilidade para o País e enfatizam a necessidade da mesma evolução dos profissionais da área.
O texto se destaca por apresentar de forma sucinta e clara o assunto em questão, contando a história da Contabilidade no Brasil desde o começo COM desenvolvimento das primeiras alfândegas em 1530 onde surgiram os controles contábeis desde a época Colonial, e a implantação órgão Erário Régio foi implantado devido à necessidade de melhor controle das contas publicas e receitas do Estado que estavam expandindo foi introduzido o método das partidas dobradas.
E a capacitação dos profissionais pois só quem estudassem aulas de Comercio poderiam fazer o processo de escrituração das contas, e preparavam os empregados do comércio para o exame na Junta Comercial.
Em 1869 com a criação da Associação dos Guarda-Livros da Corte, que foi reconhecida oficialmente no ano seguinte pelo Decreto Imperial nº 4.475 o guarda-livros, como era conhecido antigamente o profissional de Contabilidade
Entre vários nomes que influenciou a historia da contabilidade no Brasil participaram diretamente D’Áuria e Herrmann Júnior da