palmas
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
MESTRADO EM HISTÓRIA
LUCIANA RODRIGUES FRACADOSO
O IMAGINARIO COLETIVO E A FORMAÇÃO DE PALMAS
PALMAS
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
MESTRADO EM HISTÓRIA
O IMAGINARIO COLETIVO E A FORMAÇÃO DE PALMAS
LUCIANA RODRIGUES FRACADOSO
PALMA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5. METODOLOGIA 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
A ideia desse pré projeto surgiu da minha vivência em Palmas desde 1996 e com o emaranhado de migrantes que estão construindo essa bela capital. Sou paulista de Ribeirão Preto e meu pai mudou-se para Porto Nacional em 1993 e depois para Palmas, é nesse contexto que faço minha Faculdade de História na antiga Unitins, que no decorrer do meu curso foi federalizada surgindo a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sempre me fascinei pela pluralidade cultural e pude perceber ao longo do tempo os grupos que se formaram, quase sempre tendo como referência, a origem cultural, os goianos, os paulistas, os sulistas, os gaúchos, os nordestinos e os sul paraenses, aqui identificados como nortistas.
Esses grupos inicialmente surgiram como forma de romper o isolamento imposto por uma cidade que estava em construção e que possuía poucos instrumentos de lazer. Era uma forma também, de manter certa identidade e preservar seus valores culturais.
Passados vinte e tantos anos e com uma população acima dos 200.000 mil habitantes essa cidade multifacetada vai aos poucos criando uma identidade própria e construído elementos que a tornam única, como bem afirma a professora Valeria Cristina Pereira da Silva, em seu livro Palmas a última