AP II - História da Educação 2015 1
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Disciplina: História da Educação
Tutora: Daniela Oliveira
Aluno: José Ricardo Laborão
RGM: 14300401
Unidade: II
Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material. Elabore um texto de própria autoria contendo entre 20 e 25 linhas.
O artigo “A perspectiva socioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” e o pensamento de Forebel relacionam-se a partir do momento em que Tanto Forebel como o artigo visam um destaque ao “brincar”. O professor sendo apenas mediador dentre as crianças num aprendizado que os humanizam e colocam diante de situações da realidade diária, com o concreto, assim podendo aprender desde cedo a resolver problemas que surgirão em suas vidas futuramente.
No pensamento positivista não admitia dúvidas, sendo afirmação social das ciências experimentais cujos fatos eram buscados na realidade e experiências humanas, não admitindo pensamentos metafísicos e nem teológicos. Considerava-se que o homem era unicamente descobridor das leis do universo. Já no pensamento socialista se considerava a educação universal e politécnica, os meios de produção pertenciam a todos, sem desigualdade social ou que fosse a mínima possível.
O filósofo e pedagogo norte-americano, John Dewey nos mostra com seu pensamento que era opositor da escola tradicional e o que deveria predominar seria o interesse da criança e as atividades manuais, estímulo ao espírito de iniciativa e independência do indivíduo, tanto que na escola fundada por ele o esforço e a disciplina eram frutos do interesse. A formação e orientação do indivíduo eram dadas para capacitá-lo a resolver sozinho seus próprios problemas, uma verdadeira escola da vida.
No construtivismo a