palestra de guitarra
“GUITARRA”
As partes da guitarra:
1 – O corpo da guitarra: geralmente feito em madeira solida (mogno, cedro, alder, maple, basswood, marupá) pode estar em um bloco único (melhor), 2, 3 ou mais partes. Também é comum ter uma tampa em lâmina de madeira ornamental pra beleza estética. Pode ser pintado em diferentes cores ou ainda estampado com desenhos. É protegido com verniz brilhante ou fosco. O formato do corpo depende do modelo e do fabricante, alguns podem ser maiores e pesados, outros pequenos e leves.
2 – Ponte: é um sistema complexo com muitos variantes, pode ser fixa ou móvel. Dentro dos modelos móveis pode ainda ser do tipo Floyd Rose (permite uma flutuação maior na tensão das cordas).
Ponte fixa:
Floyd Rose:
3 – Captador da ponte: os captadores que transformam a vibração das cordas em sinais elétricos que serão “interpretados” pelo amplificador pra gerar som. Podem ser Single (simples) ou Humbucker (duplo). Para um som mais aberto com bastante agudos e definição, opte pelo captador single; para um som encorpado, com bastante volume de saída, baixo ruído e pesado, opte pelo captador humbucker.
O captador da ponte está localizado próximo do ponto de fixação da corda onde a tensão da corda é maior, por isso capta o som mais agudo. É usado pra fazer bases com distorção e solos e soa bem aberto, escolha típica para todas as vertentes do rock e metal.
4 – Captador do meio: fica posicionado entre o captador da ponte e do braço, em uma região de frequências média-agudas. É o que oferece um leque amplo de possibilidades, podendo ser usado para sons limpos, distorções leves para blues e rock, e solos lentos.
5 – Captador do braço: fica posicionado em torno de 1/3 do comprimento da corda, em uma região onde o grave é predominante. Soa mais fechado com bastante corpo grave e peso. É usado para limpar um pouco a distorção em solos rápidos e é uma boa escolha para definir melodias graves. Também é usado para solos lentos