Assistência técnica e extensão rural
Atividade 1 – Quais os grupos sociais aos quais a Política Nacional de ATER dá prioridade em atendimento?
Os grupos sociais prioritários no atendimento dos serviços de Ater são os agricultores familiares, assentados por programas de reforma agrária, extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e aquicolas, povos da floresta e seringueiros.
Atividade 2 – Porque os jovens são alvo de atenção especial para capacitação e orientação, na Política Nacional de ATER?
Essa diretriz associa a questão da oferta de serviços de Ater e a juventude rural. Para alcançar a implementação desta diretriz é necessário investimentos na formação de quadros técnicos, qualificados em um novo perfil profissional, que vai além do conhecimento técnico, mas que abranja as questões humanas da profissão. E para alcançar essa implementação, nada melhor do que lideranças e jovens que participam de processos de formação para atuação na área de Ater. O interesse dos jovens pela vida no meio rural passa pela valorização de suas iniciativas, portanto, pelas responsabilidades que eles puderem assumir no interior das unidades produtivas.
Aula 2 – Extensão Rural (valor: 1,25)
Atividade 1 – O que o serviço de Extensão Rural pode fazer para que os produtores rurais se organizem em cooperativas, associações ou outra forma qualquer de organização?
Apesar dos problemas que a desorganização causa ao meio rural, o extensionista pode estimular a organização, por meio de eventos, sugestões, transmitir experiências de outras comunidades ou outros grupos, mas jamais criar organizações para produtores.
Atividade 2 – Porque o serviço de Extensão Rural deve estimular e desenvolver o espírito empresarial dos agricultores, além dos demais serviços que presta?
A extensão deve procurar despertar no produtor rural o espírito empresarial. Afinal, um pequeno produtor não consegue competir com os médios e grandes