Assistência técnica e Extensão Rural
Michelle Goulart
ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: E SUA COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR
Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO
A Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar no Brasil, surgiu com leis e normas mais recentes, estão gerando expectativas quanto à possibilidade de atenuação da exclusão fundiária e social causada pela Revolução Verde. O objetivo deste é apresentar o contexto histórico da assistência técnica e extensão rural desde a sua criação até a sua contribuição para os dias atuais.
A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) consiste em serviços de educação não formal, de caráter constante, no meio rural, cujo objetivo é a promover processos de gestão, produção, melhoria e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários da agricultura familiar, inclusive, das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais. A função do ATER e mais do que somente levar assistência técnica para espalhar a produção, caracterizar-se como uma agência de desenvolvimento capaz de contribuir para despertar o conjunto das energias capazes de fazer do meio rural um espaço propício na luta contra a exclusão social.
O desenvolvimento da Assistência Técnica e Extensão Rural nos dias de hoje
A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil sofreu mudanças desde a sua elaboração até os dias atuais. Os pacotes de transferência e de difusão de tecnologia, altamente especializado e direcionado para a monocultura, causaram profundas alterações no conceito de produção agrícola. Esse processo se mostrou parcial e exclusivo, apenas grandes empresas rurais que produziam para exportação sem levar em consideração características da realidade da agricultura familiar tanto no acesso a ATER quanto na adaptação às inovações tecnológicas.
Apesar das mudanças recentes, os serviços de assistência técnica e extensão rural no Brasil têm