Empreendedorismo no brasil experiencias que deram certo
Esta é a segunda parte da matéria sobre empreendedorismo feita pela Rádio Câmara, da qual participei como entrevistado. Neste trecho tratamos do tema “oportunidades de negócios”.
Conheça a íntegra da entrevista abaixo ou ouça o conteúdo em áudio aqui.
Sandra Yokota é uma brasileira descendente de japoneses que viveu 20 anos no Japão, trabalhando duro para acumular recursos.
Teve que voltar para o Brasil e com o capital acumulado pensou em abrir um negócio. Pensou em uma loja de artigos para bebês, mas, em dúvida, buscou a assessoria do Sebrae.
O Sebrae analisou o perfil de Sandra e indicou que as habilidades dela talvez não estivessem tão ligadas ao comércio, mas à prestação de serviços. Sandra começou a buscar então informações sobre o turismo receptivo rural.
Hoje, após 7 anos, o negócio, o Terra Parque Hotel, em São Paulo, está faturando bem; mas Sandra lembra que o começo foi muito difícil.
“A empresa nossa ela foi toda projetada dentro do Sebrae, como é que vai ser o primeiro mês, o segundo mês, o terceiro mês… Só que a prática é um pouco diferente. Então nos tínhamos uma expectativa, ela foi bem menor do que nós imaginávamos que pudesse ser e o primeiro ano foi muito difícil, muito difícil. A princípio nós só trabalhávamos só com parque. Nós atendíamos escola, grupos para passar o dia e isso não sustentava o hotel porque era só alta temporada e final de semana. Então durante toda a semana, eu trabalhava no vermelho. O que que aconteceu? Nós fomos buscar conhecimento na área e aí é que eu fui realmente me capacitar de verdade para trabalhar nesta área. Conhecer o concorrente, descobrir o que que o concorrente tinha que eu não tinha, o que que o concorrente fez para quebrar. Eu visitei muitos hotéis que estavam falidos e eu ia atrás das pessoas. ‘O que que aconteceu?’. E dessa forma eu fui descobrindo qual era o caminho que eu tinha que realmente seguir”.
Para a empresária, não era admissível