Palavras a Ferramenta do Executivo
A FERRAMENTA DO EXECUTIVO
Alain Chanlat e Renee Bédard
INTRODUÇÃO
Em busca da excelência, cada vez mais nós executivos, recorremos a ferramentas que nos tragam diferencial competitivo. Diferenciais em nossa vida profissional, pessoal e interpessoal. Seja para obter sucesso em uma negociação; para influenciar pessoas ou para atingirmos objetivos e resultados. Essas ferramentas nos alimentam de novas oportunidades de sucesso. O texto traduzido do título original “ La gestion, une affaire de parole “, dos autores Alain Chanlat e Renée Bédard, traduzido por Mauro Tapias Gomes, é uma dessas ferramentas que trazem reflexão e apoio em nosso desenvolvimento executivo.
Da leitura, pude extrair alguns aspectos que me chamaram bastante atenção, aos quais relato a seguir.
Fazem parte do cotidiano dos executivos, tomarem decisões, planejar, direcionar, coordenar, implantar novos projetos, dentre outras. Todas essas ações, independentemente de quais sejam, necessitam do meio de contato que aqui atribuímos como foco, à palavra.
Esse meio de contato tão importante e tão presente em nossas vidas, parece tão pouco estudado ou explorado.
Faz-se necessário entender o que significa e estudar todas as possibilidades que a palavra pode nos oferecer em nossos intercâmbios.
AS IMPLICAÇÕES DA FALA
O homem é um ser animal que têm o dom da palavra, têm acesso a linguagem, através da qual constrói seu mundo em seu universo.
O que é ainda mais significativo é o poder de simbolizar e organizar através das palavras, o próprio pensamento, “chave da comunicação”.
O abstrato e o concreto, e como compomos nosso pensamento e os expressamos através da fala, faz de nós o que os outros vêem.
Fatalmente, não são só as apresentações em vestuário (trajes executivos) que nos fazem “bem vistos”, mas principalmente, a impressão que deixamos através da comunicação, o uso