Palavras de origem africana
Batuque: Dança com sapateado e palmas, com som de instrumentosde percussão. É uma variante das rodas de capoeira, praticada pelos negros trazidos de Angola para o interior da Bahia. No sul do Brasil, é sinônimo de rituais religiosos e, no interior do Pará, é uma espécie de samba.
Berimbau: Instrumento musical, composto de um arco de madeira com uma corda de arame vibrada por uma vareta, tendo uma cabaça oca como caixa de ressonância.
Cachimbo: também chamado pito, é um instrumento utilizado para fumar, geralmente, tabaco. É composto de um recipiente (o chamado fornilho) onde se queima o fumo e de um tubo (a chamada piteira) por onde se aspira a fumaça produzida pelo fumaça.
Capoeira: Jogo de corpo, agilidade e arte, que usa técnicas de ataque e de defesa com os pés e as mãos. As rodas são acompanhadas por palmas, pandeiros, chocalhos, berimbaus e cânticos de marcação. Dengo: é uma palavra carinhosa. Mais uma das contribuições africanas à língua portuguesa.Dependendo do contexto signifca "agrado", "carinho", "carinhosa", "meiguice", "sedutora", "sedução". Originalmente descrevia o andar malemolente (rebolante e sedutor) tão natural nas mulheres de quadris largos.
Fubá: (do quimbundo fuba, "farinha") é a farinha fina feita com milho ou arroz moído muito empregada na culinária. Na sua versão de farinha de milho, é muito utilizado para fazer bolos, sendo o bolo de fubá um alimento típico de festas juninas no Brasil.
Foi introduzido no Brasil pelos portugueses mas