palavra psicologia, in wikipedia
Definição da palavra Psicologia
- “Psicologia” (palavras gregas psiché e lógos). Significa “estudo da mente ou da alma”. É uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais. - Ciência: oferece procedimentos disciplinados e racionais para a investigação válida e a construção de informações. - Comportamento: conduta, emoções, formas de comunicação.
Processos mentais: pensamento, percepção, raciocínio e solução de problemas.
- A Psicologia foi considerada como pré-científica durante muitos anos, pois defendia o dualismo do corpo e da mente.
- Sua preocupação esteve voltada, no século XIX para o estudo do cérebro e dos órgãos na tentativa de buscar sua identidade como trabalho científico. - Procurou estabelecer um critério sistematizado para analisar os comportamentos humanos, buscando fundamentos teóricos, científicos e metodológicos.
A psicologia como ciência independente - Os primeiros projetos de psicologia como ciência independente foram elaborados a partir da segunda metade do século XIX, a partir de homens que pretendiam reservar aos estudos psicológicos um território próprio. - Para criar uma nova ciência é preciso mostrar que ela tem um objeto próprio e métodos adequados aos estudos deste objeto, e que é capaz de ser independente das outras áreas de saber.
- Na Antiguidade a Psicologia estava ligada a questões do comportamento, o espírito ou alma do homem. - Na Idade Moderna, físicos, anatomistas, médicos e fisiologistas trataram dos comportamentos que revelariam a presença de um “espírito” por detrás das ações humanas. - Ainda na idade Moderna, começaram a se constituir as ciências da sociedade, como a economia política, a história e a sociologia, que tratavam dos comportamentos humanos ligados a sociedade. - Os