PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: uma revisão das teorias comportamentais que contribuem para a educação
LACERDA, Bibiana Lima de*
RESUMO
O objetivo principal deste trabalho é evidenciar a importância da aplicação das teorias da psicologia à educação e suas contribuições para a mesma. Foram lidos 12 artigos e 02 capítulos de 02 livros para poder selecionar 06 deles pertinentes ao assunto. Após a leitura dos mesmos e seleção, podemos concluir que as teorias comportamentais da psicologia contribuem para o saber/ fazer dos docentes em seu dia a dia e para análise de si. Portanto, a contribuição da psicologia à educação é fundamental para sanar as dificuldades enfrentadas pelos docentes no dia a dia.
Palavras-chave: Educação; Psicologia, Docência
1 INTRODUÇÃO
A educação constitui uma área de utilização das descobertas vindas de várias ciências e fontes de conhecimento, uma delas é a Psicologia. A psicologia por sua vez estuda o que motiva o comportamento humano, o que apoia e os processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem e inteligência. Logo, a psicologia da educação é um segmento de estudos e pesquisas que visam expor os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Freud, Piaget, Skinner, Carl Rogers e Vygotsky, são tidos como os pioneiros dos estudos nessa área. São referenciais que auxiliam o professor a desenvolver conhecimentos e habilidades que possibilite ir construindo suas formações docentes.
2 DESENVOLVIMENTO
O conhecimento de que a aprendizagem é um processo psicológico, torna-nos conscientes de que cada indivíduo tem seu o seu potencial, mas quando nos deparamos com o dia a dia na educação, não é o que constamos, pois não há conhecimento da parte de muitos docentes, de que educar é “construir” o indivíduo para que ele tenha condições de viver melhor, levando os professores ao amadorismo e à prática pela prática, não conseguindo chegar ao seu objetivo.
Para Cavalcanti:
“o objetivo maior do ensino é a