Paisagismo japonês
Podemos observa que o paisagismo Japonês, sempre transmite muita paz e espiritualidade, os japoneses acreditam que o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois expressa a essência da natureza, de maneira muito harmoniosa, alguns elementos são fundamentais no jardim japonês, a água por exemplo, simboliza a vida, e as plantas, a eternidade entre eles podemos citar:
- O Sakura ou cerejeira ornamental, que é conhecido como a flor da Felicidade e assume um lugar importante na cultura japonesa.
Nos meses de Março a Abril o povo festeja o Hanami para comemorar a floração da árvore com muitas festividades.
- As lanternas de pedra que induzem à concentração, ajudando a clarear a mente, adicionando o místico, a tradição e a espiritualidade, os pontos de luz devem ser estrategicamente distribuídos para não ofuscarem a visão.
- O bambu e os adornos: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência. O sino de vento e os macacos de cerâmica, fixados na planta, trazem o som da natureza e a felicidade.
“O paisagismo é uma arte diferenciada, porque não se trata de um quadro que será pendurado em uma parede e não será mais alterado”, comenta. Ele ressalta que a possibilidade de alterar um mesmo terreno é uma ferramenta fantástica no paisagismo, especialmente em locais subtropicais. “Hoje, os profissionais encontram muitas formas de idealizar estes projetos, é mais fácil diante do fornecimento de elementos para criá-los”, conclui