Resenha - Historia do paisagismo
Aluno: Adriano Luiz
Com o tempo o paisagismo começou a conquistar o seu espaço entre arquitetos e designers. Porém passou por várias etapas até ser realmente reconhecido verdadeiramente útil no ramo.
O paisagismo teve como principal marcos no decorrer das décadas, podemos listar, o paisagismo francês, paisagismo inglês, paisagismo japonês, que tiveram seu destaque em épocas modernistas e pós-modernas.
Cada vertente do paisagismo teve suas fazes durante tanto no período modernista quanto no pós-modernista, com diferentes DIRETRIZES e diferentes PROPOSTAS.
O modernista ficou marcado pela cautela e pelo ceticismo em relação com o uso da vegetação. Os franceses e italianos buscavam destacar o domínio do homem sobre a natureza. Já os jardins ingleses, apesar de ser todo feito e concebido pelo homem, era o mais próximo possível da paisagem de natureza, tendo assim como característica que diferencia da natureza, os caminhos e os pontos que sempre eram acrescentados estatuas ou algo que entretece o usuário. Os jardins japoneses ou orientais em geral, entram na história mais com como uma acréscimo nas paisagens ocidentais, o que nunca foi imaginado para um jardim inglês, começou a ser usado e a ter um espaço de destaque nas obras. O jardim japonês tem a característica de ser duro, fazendo uso sempre de rochas, de canchas de areia que sempre tinham um significado, para o usuário, como uma área de meditação, por exemplo. Foi nos Estados Unidos em meados de 1970, que o paisagismo começou a ganhar corpo na área de estudo. Antes disso as paisagens das casas, ficavam a critério do que tinha sido feito antigamente, até mesmo em séculos passados. Nessa época os estudantes de paisagismo tinham como instrumento de estudo, artigos de revistas de arquitetura, de alguém que fez uma viagem para outro lugar e acabou encontrando paisagem e experiências que lhes chamavam a atenção, a partir daí qualquer artigo de revista virava artigo científico para estudantes.