Civil
OTIMIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DE PEIXES EM VIVEIROS E AÇUDES
São Luis
2012
OTIMIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DE PEIXES EM VIVEIROS E AÇUDES
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de engenharia civil do instituto federal do Maranhão com intuito de obter a segunda nota da disciplina Metodologia Científica.
São Luis
2012
SUMÁRIO
1. TEMA 04
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA 04
3. PROBLEMATIZAÇÃO 04
4. HIPÓTESE 04
5. JUSTIFICATIVA 05
6. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 05
7. OBJETIVO 06
7.1. OBJETIVO GERAL 06
7.2. OBJETIVO ESPECÍFICO 06
8. METODOLOGIA 07
9. CRONOGRAMA 07
REFERÊNCIAS
1. TEMA
Otimização da criação de peixes em viveiros e açudes.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Neste trabalho trataremos da criação de peixes em duas formas diferentes, tanques escavados o qual chamaremos de viveiros de barragem e açudes.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
As potencialidades do Estado permitem prever que a atividade terá expressão na produção piscícola. No entanto, o setor de produção deve superar alguns pontos, como o amadorismo, falta de espírito associativista, desconhecimento do mercado e ausência de incentivo governamental.
Qualquer que seja o modelo de produção adotado, a visão empresarial, o estudo de mercado a que se destina o peixe (pesca esportiva, supermercados e feiras), a orientação técnica, a legalização da atividade nos órgãos ambientais e a produção sustentável, são ações indispensáveis à consolidação do setor piscícola.
A cadeia produtiva da piscicultura deverá ser trabalhada com a visão de todos os segmentos que formam o agronegócio. Não basta incentivar o aumento da produção, sem fortalecer os canais de escoamento que passam pela diversificação das formas de apresentação dos produtos, investimentos em marketing e valorização do consumidor final.
4. HIPÓTESE
Caso o