Pais, Filhos e a decisão profissional
PROJETO
Título deste projeto PIC: Pais, filhos e a decisão profissional
Período de vigência do projeto: assinalar abaixo o período (X) agosto/2013 a 04/dezembro/2013 Resumo
A relação entre pais e filhos nem sempre se traduz na mais perfeita harmonia, e os desentendimentos podem se tornar ainda mais constantes com a aproximação do momento da escolha do filho sobre qual profissão quer seguir e sobre o que pretende se tornar. A divergência entre os pais e seus filhos pode ultrapassar o limite de apenas “divergência” para uma condição de repreensão, pressão, julgamentos e outros fatores, que influenciam negativamente os adolescentes na maioria dos casos. Cabe a essa pesquisa, apurar os fatores que condicionam essas situações e como isso se reflete na sociedade em seu desenvolvimento.
Introdução
O tema abordado no projeto de pesquisa será “A influência dos pais na escolha profissional dos filhos”. Tendo como objeto de estudo as famílias, principalmente os pais dos adolescentes, para que possamos compreender como essa influência é transmitida e se ela exerce um papel negativo ou positivo sobre o adolescente.
A vida da família não é algo fixo, mesmo a mais tradicional e estruturada, pode passar por grandes mudanças, como doenças, divórcio, desemprego, entre tantas outras. Essas situações causam impacto no adolescente, até mesmo em sua escolha profissional. No caso de um desemprego, além de todas as relações familiares se tornarem mais frágeis e propensas a desentendimentos, o adolescente por si só já cria uma “aversão” em relação à profissão de quem ficou desempregado, o pai ou a mãe. Em uma família em que houve uma redução salarial, ocorrerá um aumento do pessimismo entre os membros desta, então os adolescentes terão uma grande diminuição de expectativas de sucesso em sua profissão. Os pais diante de uma situação como essa, podem acabar passando aos seus filhos uma imagem de que o sucesso em sua profissão