pais da administração
Taylor, Ford e Fayol são os pais da Administração.
Taylor teve destaque pelo estudo científico dos tempos e movimentos, inadequados a mão de obra de acordo com as habilidades de cada profissional. Sugeriu a padronização do trabalho e das atividades de transformação.
As propostas de Taylor: planejamento, padronização, especialização, controle e remuneração, decorrências sociais e culturais da sua aplicação, total alienação das equipes de trabalho e da solidariedade grupal, fortes e vivazes no tempo da produção artesanal. Apesar das decorrências negativas para a massa trabalhadora, que as propostas de Taylor acarretaram não se pode deixar de admitir que elas representassem um enorme avanço para o processo de produção em massa.
Fayol foi um diferente caminho, preocupou-se com a separação da empresa em departamentos e suas funções (Produção, RH, Finanças, Marketing). As cinco funções precípuas da gerencia administrativa como: Planejar, Comandar, Organizar, Controlar e Coordenar, o já conhecido e exaustivamente estudado nas escolas de administração POC3 são os fundamentos da Teoria Clássica defendida por Fayol.
Diferenças entre Taylor, Ford e Fayol?
Taylor e Ford pensam a administração a partir da base produtiva, ou seja, o que fazer para aumentar a produção da fabrica a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas especificas de trabalho.
Fayol pensa a administração a partir do alto, ou seja, do topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas de gestão para aumentar a eficiência de qualquer tipo de organização.
Na verdade são visões complementares. Os dois primeiros olham a produção e o terceiro a gestão da Organização.
Qual a diferença entre Taylor e Fayol em relação á busca pela eficiência?
Os dois partem de polos opostos da hierarquia organizacional. Taylor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas