Resenha relação da administração com o livro alice no país das maravilhas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ALESSON DA SILVA MORAES
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
São Luís
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 2º PERIODO VESPERTINO
ALESSON DA SILVA MORAES COD. 1021215
RESENHA
RELAÇÃO ENTRE O LIVRO ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS E A ADMINISTRAÇÃO
CARROLL, LEWIS. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Ática, 1997.
Lewis Carrol é um pseudônimo utilizado por Charles Lutwige Dodgson sendo este reverendo da Igreja Anglicana, nascido na Inglaterra em 1832 e falecido em 1898.
O Livro em analise é uma estória de fantasia e imaginação transcorrida através do sonho de uma criança chamada Alice, onde é levada por sua curiosidade e pelo desejo de sair de uma mesmice constante do dia a dia, vai à busca de desvendar coisas intrigantes. Encontrando-se em um mundo mágico cheio de contradições e com fortes choques que vão contra a sua realidade, nesta aventura ela entra em um questionamento profundo de si mesma, fazendo uma reflexão e uma busca pelo verdadeiro “eu” dela, ou seja quem ela realmente é.
Apresentando fatores de semelhança com a administração a obra é perfeitamente relacionável a situações de gestão e posturas de um administrador, observa-se que a posição e as atitudes de Alice são de um líder onde está sempre colocando em prática o que aprende, analisa as situações e está em uma busca constante de soluções, levando em conta as variáveis possíveis e suas devidas conseqüências.
No que tange a administração é possível observar as posturas de cada personagem da estória relacionando-os com posturas administrativas, por exemplo, o coelho branco, sempre está preocupado com o tempo, cronometrando-o e apressando-se sempre para não faltar com seu compromisso, esta postura é observável a um ponto positivo na administração por que um líder deve estar sempre se planejando contando com o tempo como aliado