Taylor e fayol pais da administraçao
Taylor teve destaque pelo estudo científico dos tempos e movimentos, adequando a mão de obra de acordo com as habilidades de cada profissional. Sugeriu a padronização do trabalho e das atividades de transforamção. Taylor na minha opinião é o precursor da escravidão dos trabalhadores ligados a produção. Seus estudos se concentraram em chegar em um salário justo e enxuto e acabar com a vadiagem.
Fayol foi por um diferente caminho, preocupou-se com a separação da empresa em departamentos e suas Funções (Produção, RH, Financeira, MKT, etc)
Diferenças entre Taylor , Ford e Fayol?
Taylor e Ford pensam a administração a partir da base produtiva, ou seja, o que fazer para aumentar a produção da fábrica a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas específicas de trabalho.
Fayol pensa a administração a partir do alto, ou seja do topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas de gestão para aumentar a eficiência de qualquer tipo de organização.
Nas verdade são visões complementares: Os dois primeiros olham a produção e o terceiro a gestão da Organização.
Qual a diferença entre Taylor e Fayol em relação à busca pela eficiência?
Os dois partem de pólos opostos dentro da hierarquia organizacional.
Tayor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos.
Para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano, sempre presente nas organizações e, apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua obra complementou a teoria de Tayor.
Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos