Page1 13 132
AGRONÔMICAS
MISSÃO
Desenvolver e promover informações científicas sobre o manejo responsável dos nutrientes de plantas para o benefício da família humana
N0 132
DEZEMBRO/2010
– FERTILIDADE DO SOLO NO BRASIL –
CONTRIBUIÇÕES DO INSTITUTO AGRONÔMICO
DE CAMPINAS 1
Bernardo van Raij2
1 INTRODUÇÃO contínuo aperfeiçoamento de conceitos e de metodologias por meio da pesquisa é de fundamental importância para o desenvolvimento da análise de solo – a análise química mais utilizada na agricultura para a avaliação da reação do solo e da disponibilidade de nutrientes para as plantas, servindo de base para a prescrição de corretivos e fertilizantes.
A pesquisa em fertilidade do solo é muito ampla no Brasil e no exterior, o que é explicado pela multiplicidade de situações e alto valor envolvido, tanto em relação aos insumos usados – corretivos e fertilizantes – como às vantagens econômicas auferidas pela adequação de soluções aos problemas existentes.
Há trabalhos que resultam em soluções para uso geral, outros, para situações específicas. As pesquisas realizadas no Instituto Agronômico de Campinas, IAC, geraram alguns resultados importantes, de caráter geral, tais como: (1) determinação de quantidades de calcário para neutralizar a acidez dos solos visando à elevação da saturação por bases; (2) elucidação de aspectos importantes de solos de cargas variáveis como subsídio para a gessagem em solos ácidos; (3) extração do fósforo do solo por resina de troca iônica. Esses três temas serão abordados neste artigo, focando-se alguns aspectos teóricos mais importantes dos solos brasileiros ou das regiões tropicais.
O
Veja também neste número:
Magnésio – um elemento esquecido na produção agrícola ................................................. 14
Intensificação global das culturas diminui a produção de gases de efeito estufa ..................... 16
IPNI em Destaque .................................................. 19
Divulgando a Pesquisa