Gastronomia do Cuyo
Toda boa e saborosa história tem início com a chegada e miscigenação de grandes povos migrantes. Neste trabalho, discorreremos sobre uma das mais renomadas e conhecida gastronomia mundial, a culinária Argentina.
Antes de serem degustadas pelas decorrentes leituras, apresentaremos por meio de uma abordagem mais ampla, como se instauraram os processos históricos, políticos, ambientais, culturais, religiosos e as principais influências gastronômicas que resultaram na formação de um dos mais importantes países da América Latina, e um dos mais importantes na história da culinária mundial. Apresentaremos também, como são preparados, produzidos e conhecidos os principais pratos, as principais sobremesas, bebidas e chás argentinos, que formam de maneira bem marcante a cultura gastronômica dessa região, conhecida como a região do Rio Prata. Por fim, de forma mais detalhada e posteriormente ilustrativa, apresentaremos as principais receitas mostrando suas respectivas histórias, suas propriedades nutricionais e seus modos de preparo de bebidas, pratos e sobremesas tais como vinho, mate, empanada puchero, parrillada, mazamorra e alfajor.
2. OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos sobre a Argentina;
Conhecer a gastronomia do país;
Estudar os pratos típicos, suas origens e variedades.
3. METODOLOGIA
Este trabalho é uma revisão bibliográfica elaborada por meio de um levantamento de dados realizado em revistas acadêmicas, livros especializados, enciclopédias e meios eletrônicos como sites do governo, notícias e turismo.
4. ETIMOLOGIA
O primeiro nome europeu dado ao povo habitante da atual Argentina foi "rioplatense", nome dado por um equívoco de Sebastião Caboto em 1526, quando passou pelo estuário do rio Uruguai e o chamou de "Rio de La Plata", enganado pelo metal precioso