Modelo Relat Lab Circuitos CA
Circuito RC Série
Grupo:
- Enio Warley Eborgano
- Lívia Gomes de Morais
- Weverton Paiva
Data de Realização da Prática: 12/05/15
Índice
1 Revisão Bibliográfica 3
2 Desenvolvimento da Prática 4
2.1 Objetivo 4
2.2 Lista de Materiais 4
2.3 Circuito Eletrônico 4
2.4 Procedimentos 4
2.5 Resultados 4
3 conclusões 4
1 Revisão Bibliográfica
Resistores são componentes que possuem por finalidade uma oposição à passagem de corrente elétrica. Essa oposição dá se o nome de resistência elétrica ou impedância, sua unidade é ohm. O resistor causa uma queda de tensão em determinada parte do circuito elétrico, mas o mesmo não causa queda de corrente elétrica, apesar de limitar a corrente. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados. A relação entre tensão, corrente e resistência, através de um objeto é dada pela equação, Lei de Ohm:
Os capacitores são dispositivos de circuitos elétricos que possuem como função armazenar cargas elétricas. Os capacitores são constituídos de duas placas condutoras separadas por um isolante (ou dielétrico). Dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade a resistência ao fluxo de corrente elétrica.
Figura 1 – Construção do capacitor, quando uma diferença de potencial V = Ed é aplicada às placas deste capacitor simples, surge um campo elétrico entre elas. Este campo elétrico é produzido pela acumulação de uma carga nas placas.
A propriedade de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático é chamada de capacitância (C) e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V)