Padrões compostos e CMMI
Uma forma bastante utilizada de padrão composto é o padrão Composite. O Composite é utilizado como uma forma de representar um objeto que é composto por objetos similares a ele e pertencentes a uma mesma hierarquia. Este padrão é usado como forma de representar listas recursivas de elementos e permite que os elementos contidos em um objeto composto possam ser tratados como um único objeto, permitindo, desta maneira, que os métodos das classes dos objetos compostos possam ser aplicáveis aos objetos agrupados. Em outras palavras, o objetivo do padrão citado é compor objetos em estruturas de árvores para representar relações de parte/todo. O Composite permite tratar objetos individuais e composições de maneira uniforme. Tal padrão é bastante utilizado, por exemplo, em aplicações gráficas como editores de desenhos, permitindo a elaboração de diagramas detalhados a partir de componentes mais simples. O usuário pode reunir componentes para a formação de componentes maiores. A chave para o Composite é uma classe abstrata que representa tanto as classes primitivas quanto as classes recipientes (Angélica Aparecida, 2013).
O CMMI (Capability Maturity Model Integration – Modelo Integrado de Maturidade e de Capacidade) é um modelo de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção (Equipe do produto CMMI, 2006).
Como dito, o CMMI objetiva a auxiliar as diversas organizações em seus processos de desenvolvimento e em eventuais manutenções de produtos e/ou serviços. O CMMI estipula práticas específicas que abrangem todo o processo de desenvolvimento de um produto, desde sua concepção até entrega e manutenção.