padronização dos alimentos
É imprescindível que os ingredientes de uma preparação culinária sejam medidos com precisão visando à obtenção de resultados semelhantes a cada repetição da receita ou protocolo, auxiliando no controle de qualidade, quantidade e custo, mesmo quando elaborados diversas vezes e por pessoas diferentes.
Os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com exatidão matemática; devem-se considerar as diferenças de volume entre vários tipos de utensílios usados como medida, além da maior ou menor acomodação do alimento no recipiente. A fim de minimizar estas variações de medidas, a Técnica Dietética desenvolveu métodos para a pesagem dos alimentos na elaboração de receitas.
Para obter medidas exatas é necessário a utilização de instrumentos com capacidade de medidas padronizadas, como balança, proveta, becker, litros ou recipientes graduados que facilitem a medição dos ingredientes.
Outra forma para a medição de ingredientes é a utilização de medidas caseiras (xícaras, colheres, copos, pires). Como estes recipientes são de diferentes tamanhos, pode ocorrer variações nas medições dos ingredientes. Tais variações podem ser minimizadas padronizando o método de utilização e manipulação dos ingredientes. Porém, com a utilização de medidas caseiras, pode-se obter um produto final diferente a cada execução da receita.Para que os procedimentos de pesagem e medição de ingredientes sejam adequados, é essencial o conhecimento da capacidade volumétrica dos utensílios e sua padronização de medidas. Assim é possível saber a densidade do alimento (relação entre a massa e o volume ocupado por esta), e estimar a quantidade do ingrediente para qualquer utensílio caseiro.