Padronização de soluções
Durante os experimentos realizados no laboratório, de padronização do NaOH, primeiramente tivemos q encontrar a sua massa necessária para a analise:
Dada a concentração de NaOH : C=0,1 mol/L
C (NaOH)=m(NaOH)/V(solução) C= 0,1 mol/L V= 250mL
0,1mol/L= m (NaOH)/0,25L
M= 0,025 mol
Após feito esse cálculo, encontramos a massa necessária para dissolução do NaOH:
m=0,025 mol Mol de NaOH= 40g/mol
m(NaOH) = n(NaOH) * M(NaOH)
m(NaOH)= 40g/mol * 0,025 mol
m(NaOH)= 1g
Sabendo a quantidade necessária de NaOH, na balança pesamos a amostra de NaOH até chegar o mais próximo possível da ideal (1g). m(pesada)= 1,093 g
Colocamos a quantidade de NaOH (1,093g) colocando em um béquer com água destilada e usando um bastão de vidro para facilitar a dissolução.
Após dissolvido despejamos a solução no balão volumétrico e completamos com água destilada até a marca de 250 mL.
Despejamos a solução de hidróxido de sódio em uma bureta volumétrica de 50ml propriamente limpa com água destilada para que houvesse melhor precisão durante o experimento.
Dissolvemos 0,427g de biftalato de potássio, que foi usado para fazer a titulação do hidróxido de sódio, em uma pequena quantia de água destilada ambos em um erlenmeyer de 250 mL e adicionamos 3 gotas de fenolftaleína(concentração de 1%) para indicar quando a reação estivesse completa.
Lava-se uma bureta milimetrada de 50ml com água destilada, e preenche à com hidróxido de sódio, onde foi adicionado cuidadosamente 19,55mL da solução no erlenmeyer que contia biftalato de potássio agitando-o continuamente com movimentos circulares .
A quantidade ideal que deveria sair da bureta era em torno de 20ml, mas devido a uma pequena diferença na pesagem de 0,0931g a quantidade de hidróxido usada foi diminuída.
A reação resultou em uma solução levemente rosada.
NaOH(aq) + HOOCC6H4COOK(aq) → NaOOCC6H4COOK(aq) + H2O(liq)
Fator de Correção da solução de