Exercicios de sistema endocrino
RESPOSTAS: 1) O sistema linfático possui a função de drenar o excesso de líquido intersticial (líquido onde as células ficam mergulhadas e de onde elas retiram seus nutrientes e eliminam substâncias residuais de seu metabolismo) a fim de devolvê-lo ao sangue e assim manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Ele também transporta as vitaminas e os lipídeos, absorvidos durante o processo de digestão, até o sangue, para que este, leve os nutrientes para todo o corpo.
Outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos. 2) A linfa é o fluido esbranquiçado que circula no interior dos vasos linfáticos. Ela é composta de leucócitos dos quais quase 99% são linfócitos.
Linfonodos, ou nódulos linfáticos são estruturas em forma de ovo, localizadas em certos pontos do sistema linfático. Cada linfonodo está ligado a diversos vasos linfáticos, que lançam linfa em seu interior. Os macrófagos presentes ao longo dos canais internos do linfonodo envolvem corpos estranhos presentes na linfa e estimulam a multiplicação de linfócitos capazes de combater os corpos estranhos.
Vasos Linfáticos: Conduzem a linfa dos capilares linfáticos para a corrente sanguínea. Todos os vasos linfáticos têm válvulas unidirecionadas que impedem o refluxo, como no sistema venoso da circulação sanguínea. Os Vasos passam através dos linfonodos, que contêm grande quantidade de linfócitos e atuam como