trabalho de fisiologia
1.1 Constituído por um conjunto de glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção de secreções denominadas hormônios. Esse sistema forma mecanismos reguladores precisos, comunicando com o sistema nervoso, este por sua vez proporciona ao sistema endócrino informações a respeito do meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Sendo assim, o sistema endócrino e o sistema nervoso exercem ação na coordenação e regulação das funções corporais.
1.2 A função do sistema endócrino é regular o metabolismo, o volume e o conteúdo de líquidos, crescimento, maturação, desenvolvimento sexual, senescência e o comportamento. O sistema endócrino está envolvido no controle e integração das funções corporais e no estabelecimento da homeostase, em estresse e atividade física. O exercício físico agudo e o treinamento causam variações nos níveis periféricos dos hormônios. As magnitudes destas alterações estão ligadas à intensidade, duração e tipo de exercício, assim com o nível de condição física. Podemos dizer então que os hormônios reagem diferentemente ao exercício, mas de um modo geral tem estas respostas diminuídas após o treinamento.
1.3 Estrutura: Esses hormônios que as glândulas endócrinas produzem e lançam no sangue percorrem ate chegar nos “órgãos-alvos” nos quais atuam. São estes: Glândula Pineal; Hipotálamo; Glândula Pituitária; Tiroide; Paratireoide; Timo; Supra-renais; Pâncreas; Ovário e Testículos.
2 Sistema Muscular
2.1 O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano, temos aproximadamente 112 músculos na região frontal e 100 na região dorsal, juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar gerando vários movimentos.
2.2 Existem diferentes tipos de músculos: Ex: Estriado e Liso.
Estriado: constituído por fibras longas e finas que contem